Exames
Exames realizados pela FetalClin
Amniocentese
É a retirada de determinada quantidade de líquido amniótico, que pode ter diversos objetivos, como: exame genético, diagnóstico de doenças infecciosas fetais, avaliação de doenças hereditárias, exames bioquímicos e testes de paternidade. Um procedimento simples, com baixo risco para o feto, sendo realizado após a 16ª semana de gestação.
Biópsia de Vilo Corial
Um exame invasivo feito durante a gravidez, onde o médico extrai certa quantia de material genético da placenta, para diagnosticar anormalidades cromossômicas, como por exemplo a síndrome de Down.
Coleta de sangue da gestante para pesquisas de doenças cromossômicas fetais
Com a amostra do sangue materno será possível verificar se o feto não possui alteração cromossômica, como também a sexagem fetal, o exame não oferece nenhum risco ao feto, nem complicações decorrentes desta técnica.
Cordocentese
Consiste na retirada de uma amostra de sangue do bebê pelo cordão umbilical, para detectar alguma deficiência cromossômica como síndromes e para diagnosticar alguma doença como: toxoplasmose, rubéola, anemia fetal, entre outras. Indica-se a realização do exame a partir da 18ª e 20ª semana de gestação.
Perfil biofísico fetal
Este exame permite avaliar o bem-estar do feto a partir do terceiro trimestre da gestação, é capaz de avaliar os parâmetros de atividade do bebê como: movimentos do corpo, movimentos de respiração, crescimento adequado, volume do líquido amniótico e batimentos cardíacos. O processo é feito com a ultrassonografia auxiliada de sensores que detectam as atividades do bebê.
Videocolposcopia
O procedimento visa avaliar a vulva, vagina e o colo do útero de maneira detalhada, nele é utilizado o colposcópio, que ilumina e a amplia a visão da região. O exame é indicado apenas para mulheres que foram ou são sexualmente ativas.
Ultrassonografia seriada para controle da ovulação
Este exame é realizado com objetivo do acompanhamento das alterações ovarianas e uterinas relacionadas à ovulação. Sendo possível avaliar a ocorrência ou não da ovulação e também o período que acontecerá.
Ultrassonografia 3D e 4D
A ultrassonografia 3D/4D é uma tecnologia que permite que os pais consigam visualizar melhor o seu bebê. Pode ser realizada em qualquer período da gestação, entretanto para melhor visualização da formação do feto é entre 26° e 30° semana, onde o feto terá mais tecido gorduroso na face e bastante líquido amniótico (essencial para formação de imagens nítidas).
Ultrassonografia para rastreamento de endometriose
Realizada pela Ultrassonografia Transvaginal o método diagnóstico tem como função avaliar a presença de endometriose ovariana. Quando presente, é indicado realizar uma avaliação sistemática da pelve ou mapeamento da endometriose, no intuito de diagnosticar quando profunda, uma vez que é muito frequente a associação das duas formas da doença.
Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica tem como afim a avaliação dos órgãos pélvicos, realizado pelo meio endovaginal. Neste exame é possível identificar alterações no útero como, miomas, pólipos, malformações e alterações endometriais.
Ultrassonografia pélvica (Transvaginal)
A ultrassonografia transvaginal serve para avaliar órgãos e estruturas pélvicas da mulher como útero, endométrio, ovários, trompas uterinas, etc. É um exame de imagem em que, através de um aparelho, o médico visualiza de imediato normalidades ou possíveis alterações nessa região.
Ultrassonografia mamária
Indicada como exame complementar da mamografia, tem como função detectar alterações na mama. Neste exame é possível verificar o estado da pele e dos tecidos subcutâneo, fibroglandular, muscular posterior, também uma avaliação das próteses mamárias para a diferenciação de lesões sólidas e líquidas (cistos) em processo inflamatório, monitoramento de biópsias e punções aspirativas.
Ultrassonografia obstétrica
Pode ser realizada em qualquer momento da gestação, preferencialmente no terceiro trimestre, além da morfologia fetal básica é avaliado a placenta, volume de líquido amniótico e crescimento fetal.
Ultrassonografia obstétrica (Transvaginal)
Exame de ultrassom normalmente realizado por via vaginal entre 6 e 12 semanas de gestação. No exame é possível identificar e avaliar o saco gestacional; Determinar idade gestacional; Medir o comprimento do feto; Localizar a placenta; Determinar a amniocidade, entre outros.
Ultrassonografia obstétrica com doppler
Pode ser realizada em diversas fases da gestação, com diferentes objetivos. Nos primeiros trimestres aplica-se a avaliação de risco da gestante desenvolver pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal.
Ultrassonografia obstétrica (Morfológica de 1 e 2° trimestres)
O Morfológico de 1° trimestre é realizado entre 11 e 13 semanas de gestação. Neste exame é realizado a medida translucência nucal e de osso nasal, para verificar anomalias cromossômicas. Já a morfológica de 2° trimestre são realizados entre 20 e 24 semanas para melhor visualização de alterações anatômicas. Tratam-se de exames de rotinas no qual são feitas avaliações detalhadas sobre o feto.
Ultrassonografia obstétrica (Translucência nucal)
Translucência Nucal é uma medida retirada no ultrassom morfológico do 1° trimestre, em um exame de rotina, com objetivo de detectar o risco de síndromes além de problemas cardíacos.
Ultrassonografia obstétrica (transvaginal) para avaliação do colo uterino
O exame possibilita a visualização do colo que é a ligação do útero e a vagina, em que possui uma abertura que deve ficar fechada durante toda a gravidez. Sem contraindicações é realizado preferencialmente por volta da 16ª semana, como forma de identificar riscos de parto prematuro.